Muitos pais e responsáveis perguntam: "Crianças podem fazer Terapia On-line?
- Anderson Gaudêncio

- 5 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de dez. de 2021
Em tempo de isolamento social, como o que estamos atravessando com a COVID-19, para as crianças e jovens pode ser especialmente difícil aceitar as restrições e se adaptar às novas rotinas ligadas ao estudo e à organização pessoal. Eles podem, até mesmo, apresentar problemas de comportamento no convívio ininterrupto com os familiares, ou ainda, revelar distúrbios ligados à ansiedade ou depressão.
Frente a esta situação, muitos pais e responsáveis perguntam: "Crianças podem fazer Terapia On-line?"
A resposta é "Sim". Qualquer pessoa pode ser atendida na modalidade on-line, desde que não esteja em estado de emergência. No caso das crianças e jovens, dois cuidados importantes devem ser tomados: precisa haver o consentimento expresso de pelo menos um dos responsáveis legais; e o psicólogo precisará fazer uma avaliação de aplicabilidade técnica, especificamente para o caso daquela criança ou jovem que receberá o atendimento.
A consulta on-line é comprovadamente uma opção segura e eficaz, que segue os mesmos critérios técnicos e metodológicos dos atendimentos presenciais, em consultório, tendo inclusive, a mesma duração.
Para crianças e jovens o atendimento on-line pode ser especialmente prático e funcional, já que eles costumam ter facilidade com a tecnologia e já têm, muito provavelmente, o hábito de fazer contatos por áudio e vídeo, à distância.

Consultas on-line também têm garantidas, conforme as normas do Conselho Federal de Psicologia, a privacidade e o sigilo de todas as conversas. Como em qualquer consulta psicológica, o paciente deve fazer as sessões on-line em local privativo, para que o aproveitamento seja maior.
Oferecer psicoterapia para uma criança ou jovem é uma demonstração de cuidado e amor, que pode fazer muita diferença em seu comportamento e desenvolvimento. O atendimento on-line, especialmente nestes tempos de isolamento, pode ser o incentivo que faltava para iniciar a psicoterapia, com resultados similares aos da terapia presencial, em consultório.
Cuide-se, cuide de quem você ama e agende sua consulta!




Comentários